quinta-feira, 18 de março de 2010

Produtores ouvem propostas da Embrapa e Petrobras para darem guinada em produção agrícola

40 produtores da região de Aracaju/SE ouvem propostas de empresas como Embrapa e Petrobras para darem guinada em produção agrícola no município.

No último dia 5 aconteceu no Auditório do Conselho Tutelar de Divina Pastora o 1° Workshop de Agricultura Familiar e Produção de Biocombustível. A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Abastecimento realizou um debate entre a comunidade de agricultores e instituições como Petrobras, Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Idealizado pelo secretário da pasta, Heldimar Bezerra, o Workshop visou apresentar à população quais culturas tem a possibilidade de serem plantadas com sucesso e, desta forma, gerar renda. O ITP foi a primeira instituição a se apresentar, representada pelo professor e sociólogo Geraldo Viana que mostrou a opção de se trazer uma usina de biocombustível para o município produzido a partir do plantio de sorgo sacarino, uma espécie similar à cana-de-açúcar.
A vinda de tal usina já está sendo negociada, num investimento de cerca de R$ 400 mil, orçamento considerado baixo para a quantidade que será produzida diariamente e para a renda mensal que cada trabalhador receberá, algo estimado em torno de R$ 600. A Usina produzirá dois tipos de álcool, o hidratado a 94°, utilizado para limpeza e o de 55°, para combustíveis.
Após a fala de Geraldo, o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros Alexandre Tommasi afirmou que Sergipe é um dos 43 centros de pesquisas ecorregionais do Brasil, caracterizadas por oferecer potencial para a geração de tecnologias, adaptadas a cada região. Reforçou a conexão entre as pesquisas feitas com o meio produtivo onde estavam para que, desta forma, pudessem chegar ao mercado e ao produtor rural. E, somente depois da apresentação da missão e objetivos da Embrapa é que Alexandre entrou no assunto de real interesse da comunidade presente.
Foram apresentados à comunidade de agricultores alguns projetos com oleaginosas como Girassol em Sergipe, cuja adaptabilidade à região nordeste é grande e tem se tornado a menina dos olhos de produtores rurais Brasil afora. É um excelente produto para ser transformado em biodiesel, combustível ambientalmente correto e em alta.
Além do Girassol, uma das propostas da Embrapa é reativar o plantio de mandioca incentivando a caracterização e o desenvolvimento de técnicas de cultivo. Também serão identificadas outras culturas que mais se adequam à região para, a partir daí, se iniciar o plantio como por exemplo, de variações da mandioca de polpa amarelada, mais rica em vitamina A e milho.
Ashton Vital, assessor técnico da Petrobrás Biocombustível, tomou a palavra logo ao final da palestra de Tommasi para falar sobre o programa desenvolvido por esta empresa na área de Agricultura Familiar, embasada por lei no tripé das responsabilidades social, ambiental e mercadológica. Produtores rurais que fizerem acordo com a Petrobras, terão seus produtos comprados por ela. A empresa petrolífera já contempla seis mil famílias em 33 municípios sergipanos com esta ideia de alto rendimento e cultivo rápido (100 dias).
Ao final das apresentações, as empresas convidadas e os agricultores presentes iniciaram um debate para determinar quais culturas seriam implantadas no município. Decidiram, entusiasmados com a iniciativa da Secretaria de Agricultura do Município, pelo plantio de mandioca, aipim, feijão, milho, sorgo sacarino, hortaliças, girassol e cana-de-açúcar. “Ver as instituições e a Prefeitura se articulando já é animador e traz esperança de uma produção agrícola que traga mais desenvolvimento para o município”, disse Reginaldo Almeida, representante do assentamento do MST em Divina Pastora.
Os agricultores José de França e José Rodrigues não negam a grande disposição que possuem em rever as terras locais produzindo várias culturas. “Estamos endividados e não tivemos sucesso no plantio de mandioca no passado. Mas a história agora é diferente. Queremos plantar e estamos com saúde e disposição”, comemoram.

Fonte: Plenaria

Nenhum comentário: