sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cana-de-açúcar é a opção de matriz energética limpa e renovável

A cana-de-açúcar responde por 16% da matriz energética brasileira, uma das mais limpas e renováveis do mundo, atrás apenas do petróleo e derivados (37%). Da planta aproveita-se o caldo, o bagaço e a palha da cana para produção de açúcar, etanol, adubo e bioeletricidade, com vantagem de reduzir impactos ambientais e gerar créditos de carbono.

As informações foram prestadas pelo assessor econômico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única), Luciano Rodrigues, durante palestra na 1ª Semana do Etanol: compartilhando a experiência brasileira (em inglês, 1st Ethanol Week: sharing the Brazilian experience), nesta terça-feira (2), em Araras/SP. O encontro é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar),

Rodrigues informou que apenas 20 produtores de petróleo fornecem combustível fóssil para todo o mundo. Ele acredita que mais de cem países poderiam produzir biocombustíveis para 200 nações, utilizando a cana-de-açúcar como matéria-prima.

O setor sucroalcooleiro tem expectativa de que até 2010 mais de 450 unidades produtoras de açúcar e álcool estejam funcionando. Hoje são 410 unidades industriais. Há previsão de investimentos da ordem de US$ 33 bilhões na instalação de novas unidades produtoras até 2012. Neste mesmo período, a participação do capital estrangeiro no setor deverá aumentar de 7% para 12%.

Em relação à produção da cana, o assessor da Única disse que o plantio está concentrado na região centro-sul do País, distante mais de 2,5 mil km da Floresta Amazônica, e o cultivo pode ocupar 25 milhões de hectares das áreas de pastagens degradadas disponíveis.

Participam do encontro em Araras representantes do governo e de empresas privadas de mais de 30 países da América Latina, Caribe e África, como Moçambique, Senegal, Colômbia, Panamá, Argentina, Haiti, Togo e Cabo Verde.

Fonte: Jornal O Serrano - Inez De Podestà

Da:

Nenhum comentário: