terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Paulo concentra 66% da área cultivada de cana-de-açúcar no pais

A cana-de-açúcar está em expansão no Brasil. O Estado de São Paulo é o responsável por mais de 60% das plantações no país.

Os dados são do INPE de São José dos Campos, que usou imagens de satélite para mapear as áreas cultivadas. Em termos absolutos, São Paulo é o estado que mais registrou aumento de áreas expandidas. São 4 milhões e 450 mil hectares. O estado representa 66% de toda a área cultivada no país.

Entre os municípios paulistas, Barretos é o campeão de expansão na colheita 2008/2009. Foram quase 16 mil hectares a mais de cana em relação ao ano passado. Até o município de Morro Agudo, que já tinha 98% da área tomada por canaviais, cresceu mais 280 hectares. O projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais usa imagens de satélites para mapear seis estados brasileiros desde 2005. Todos eles apresentaram expansão.

Além de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em porcentagem, Goiás é o campeão de expansão no país. A taxa de crescimento foi de quase 40%.

O crescimento da área de produção de cana-de-açúcar tem como principal motivo o aumento da venda de carros flex. A preferência pelo álcool nas bombas de combustível fez expandir a demanda pelo produto. A expansão de áreas para a produção da cana segue a mesma proporção. O pico aconteceu entre 2006 e 2007.

Enquanto as áreas de plantio aumentam, caem os índices da queima da palha da cana.

A queima da cana-de-açúcar é um dos grandes vilões da poluição do ar.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no ano passado a redução da área de queima evitou a emissão de 4 toneladas de material poluente, o equivalente a 28% da emissão de gases emitidos por veículos na região da grande São Paulo em 2006 As informações partem da Brasil Agro.

Fonte:

Da:

Nenhum comentário: