terça-feira, 28 de outubro de 2008

Adoção da denominação etanol ganha força

A adoção da denominação etanol em lugar do tradicional álcool ganha força. O presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, defendeu a mudança e afirmou que esta é uma mudança necessária, visto que é um nome reconhecido mundialmente.

"A palavra álcool é uma denominação generalizada, há vários tipos de álcool. Mas o etanol é um produto específico, inclusive de maior valor comercial", destacou Haroldo Lima. A afirmação foi feita durante uma reunião com o presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Congresso Nacional, senador Marconi Perillo, em Brasília (DF).

De acordo com a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), a ANP já está solicitando à entidade a mudança da denominação do produto para etanol em todos os postos de combustíveis. Para o diretor de comunicação corporativa da Unica, Adhemar Altieri, a alteração é um passo na direção da modernidade, que também busca eliminar eventuais confusões.

"Álcool é aquele que se bebe, etanol é o combustível. Estamos na era do bafômetro e de um grau muito maior de responsabilidade com relação ao consumo do álcool como bebida, e não pode haver qualquer confusão para o consumidor", declarou Altieri.

Altieri destaca que na década de 70, quando surgiu o Proálcool, os carros saiam de fábrica com adesivos "movido a álcool" no vidro traseiro, e logo surgiram brincadeiras do tipo "movido a mé" ou "movido a álcool – só o motorista".

"Hoje, algo assim seria uma piada de muito mau gosto, portanto é essencial retirar o etanol desse contexto completamente, adotando o termo correto e reconhecido mundialmente", concluiu.

Fonte:

Nenhum comentário: