sexta-feira, 24 de outubro de 2008

China não deve atingir meta de produção de etanol

A China não conseguirá atingir a meta para o uso do etanol para 2010 por falta de matéria-prima, afirmaram autoridades da indústria nesta segunda-feira (20), segundo informou a Agência Reuters. De acordo com as autoridades, o país não conseguirá expandir a produção do biocombustível, porque Pequim não está pronta para controlar o uso dos insumos, exceto os grãos.

"Nós não seremos capazes de atingir a meta de etanol. A principal razão é a falta de matéria-bruta", afirmou Ren Dongming, um vice-diretor do Instituto de Pesquisa em Energia da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR).

Apesar de ser a oportunidade da China diminuir a dependência da importação de petróleo do Oriente Médio, o etanol também compete por terras, fertilizante e água com as plantações voltadas para alimentação.

A China aprovou a mistura de 10% de etanol na gasolina em seis províncias e regiões, com a meta de misturar 2 milhões de toneladas do biocombustível na gasolina até 2010 e 10 milhões de toneladas até 2020.

Entretanto, a capacidade atual de produção de etanol do país está em cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano, sendo 1,32 milhão de toneladas produzidos a partir de grãos. O único insumo viável para os novos projeto de etanol na China é a mandioca, mas os altos preços do produto são, em parte, responsáveis pelo país não ter alcançado a meta de produção, declarou Ren Dongming.

Fonte:

Nenhum comentário: