sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Quissamã/RJ quer ser líder em etanol do bagaço de cana

A cidade de Quissmã, na Região do Norte Fluminense, pretende se tornar líder na produção de etanol de segunda geração - obtido a partir do bagaço da cana-de-açúcar - graças à implantação do Centro de Tecnologia de Engenhos (CTE), que deverá ser construído naquela cidade. Os estudos de viabilidade do projeto formam tema de uma reunião entre membros da administrção municipal, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Petrobras.

"O município - que teve o primeiro Engenho Central da América Latina, consolidado no século XIX - está se candidatando a ser pioneiro na produção do etanol a partir do bagaço de cana", ressaltou o prefeito Armando Carneiro.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Renda, Haroldo Cunha Carneiro, a Petrobras se antecipou e já encomendou à Uenf duas pesquisas: a primeira para saber qual variedade de cana produz mais etanol do caldo e do bagaço; e a outra para estudar a forma mais viável de manipulação do bagaço para ser utilizado na produção do biocombustível.

Fonte:

Nenhum comentário: