sábado, 31 de maio de 2008

O Brasil permanecerá como 2º maior produtor de etanol até 2017

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estimam que a produção de etanol no Brasil aumentará em 135,3% entre 2007 e 2017. Com isso, o país passaria dos 17 bilhões de litros gerados no ano passado para 40 bilhões, tornando-se assim o segundo maior produtor do mundo.

De acordo com essa pesquisa, em 2008, o volume produzido no país deve chegar a 22 bilhões de litros. As estimativas apontam que a produção mundial de etanol atingirá 125 bilhões de litros em 2017, o dobro do volume em 2007.

A avaliação aponta ainda que os americanos continuarão sendo os maiores produtores, passando de 21 bilhões de litros em 2007 para 52 bilhões em 2017. Já o Brasil deve elevar em 75% a área plantada com cana-de-açúcar, o que garantiria ao país parte do abastecimento de biocombustíveis aos americanos e europeus.

Estima-se que a produção mundial do etanol dobrará em dez anos, mas as entidades apelam para que os subsídios e as barreiras dos países ricos ao comércio de etanol sejam retirados para evitar o impacto negativo no mercado de alimentos.

As entidades ainda alertam que os países ricos estariam distorcendo o mercado de alimentos com suas políticas ao setor e afirmam que o etanol teria benefícios ambientais, energéticos e econômicos “bem mais modestos que o que se imaginava”.

Nenhum comentário: