quarta-feira, 2 de julho de 2008

Crise americana pode levar a suspensão de tarifa do álcool

02/07/08 - A crise atual dos alimentos e do petróleo nos EUA pode levar o governo e o Congresso americanos a um acordo inédito: diminuir ou mesmo suspender por tempo determinado a tarifa cobrada ao álcool brasileiro, atualmente de 54 centavos de dólar por galão, ou 24 centavos de real por litro. Segundo a recém-aprovada lei agrícola do país, a taxa teve sua validade renovada por mais dois anos.

Mas cada vez mais congressistas apontam o contra-senso da medida neste momento. Nos últimos dias, antes de o Congresso entrar em seu recesso de verão, dois representantes (deputados federais) democratas apresentaram medida que pede que a tarifa seja diminuída até alcançar o novo subsídio dado pelo governo aos produtores de álcool locais, de 45 centavos por galão.

A idéia original do subsídio e da tarifa, argumentam Mark Udall e Ed Perlmutter, do Colorado, era que um anulasse o outro. Com a nova lei agrícola, o comprador norte-americano tem a percepção de que está pagando mais do que antes pelo mesmo produto, já que o valor do crédito fiscal que receberá caiu nove centavos de dólar.

A proposta segue linha de medida apresentada há algumas semanas no Senado pelos democratas Dianne Feinstein (Califórnia) e Maria Cantwell (Washington) e o republicano Judd Gregg (New Hampshire). "A proposta faz ajustes de senso comum que podem ajudar o bolso dos consumidores no curto prazo e diversificar nossa carteira de energia no longo prazo", disse Udall.

Agora, outro peso-pesado do Senado entra na história. Em discurso previsto para ser feito na manhã de hoje no centro de estudos American Enterprise Institute, em Washington, o republicano Richard Lugar (Indiana) exortará o presidente George W. Bush a aproveitar a reunião do G8 para "demonstrar liderança e suspender a tarifa sobre o álcool brasileiro".


Fonte:

Da Agência

Nenhum comentário: