Apesar de o país ter a tarifa mais alta de importação para o produto dentro do bloco europeu, o etanol brasileiro começou a ser vendido nos países baixo.
Cerca de seis ou sete postos de gasolina já oferecem uma mistura de etanol considerada menos poluente, mas normalmente ela inclui com uma proporção de apenas 6% proveniente de beterraba e outros produtos produzidos na Europa.
A rede de abastecimento TankService Damsigt começou a oferecer a mistura em quatro postos de gasolina na Holanda, e pretende expandir a venda para 165 postos em dois anos. Há também planos de expandir a venda em postos na Bélgica e Alemanha.
Na Holanda, as cidades de Voorburg, Barendrecht, Spijkenisse e Roosendaal já dispõem de postos de gasolina da rede TankService Damsigt, que vendem o produto.
Estima-se que, dentro de dois anos, os 165 postos vão precisar de aproximadamente 23 milhões de litros de etanol, levando-se em conta que a proporção de etanol na gasolina deverá aumentar para 20%.
O embaixador do Brasil na Holanda, José Artur Denot Medeiros afirmou que "esta primeira iniciativa comercial usando o etanol brasileiro é uma vitória e fruto da visita de Estado do presidente Lula à Holanda, em meados de abril". Na ocasião, Lula disse aos empresários e governo holandeses que o etanol brasileiro utiliza apenas 1% das terras aráveis para a plantação de cana-de-açúcar, e que a produção do etanol não ameaça a Amazônia, nem os pequenos proprietários.
Fonte:

Nenhum comentário:
Postar um comentário