sexta-feira, 11 de julho de 2008

Álcool combustível chega ao Uruguai

O Uruguai, apesar de ser um pequeno país no continente sul-americano, nunca aceitou o papel de coadjuvante, mesmo encravado entre o Brasil e a Argentina, dois protagonistas no mercado agrícola internacional.

Fortemente dependente do petróleo, o país colhe este ano sua primeira safra de cana-de-áçucar para a produção de álcool combustível, sem qualquer ajuda do Brasil, seu parceiro no Mercosul com maior expertise no assunto.

O governo Uruguai dá mostras de que não veio para brincar, mesmo sendo baixos os volumes de produção de álcool, cerca de 15 milhões de litros. De imediato, integrou no seu projeto sucroalcooleiro, centenas de agricultores da região norte do país, que se dedicavam unicamente à agricultura de subsistência,

Pela lei, a mistura de álcool na gasolina no país está estipulado em 5% até dia 31 de dezembro de 2014; o biodiesel em 2%, como mínimo, entre 1º de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2010, para mesclar com gasolina e diesel. Depois, passa para 5% até 2012.

As energias não-renováveis do Uruguai representam 64% do total da matriz energética do país, com base no consumo de petróleo e gás. As renováveis respondem pelos 36% restantes. Do total, 16,2% são o uso de biomassa, 16,8% são hidroelétricas e energia importada, e 3% gás natural.

Segundo o representante do governo Uruguaio, como não dispôem de reservas de combustíveis fósseis, a possibilidade de incorporaração de energias renováveis, como eólica, biomassa e biocombustíveis, permitirá ao país reduzir sua dependência do petróleo, gerando novas oportunidades ao setor agrícola.

A meta inicial do programa é atingir uma área de 10 mil hectares com cana para açúcar e álcool. O Brasil ocupa 6,5 milhões de hectares de área com cana para a mesma finalidade, sendo 63% para álcool.

Fonte:

Nenhum comentário: