sexta-feira, 25 de julho de 2008

Espanha retoma fabricação de etanol

25/07/08 - A companhia Biocarburantes de Castilla & León (BCyL) retomou a implantação de fábrica de etanol em Babilafuente, na Salamanca, para atender a demanda do biocombustível da Espanha. A partir de 1 de janeiro de 2009, a adição de biocombustível à gasolina será obrigatória, conforme legislação aprovada pelo governo e pelo parlamento espanhóis em julho de 2007.

Sociedade 50% pertencente a Ebro Puleva S.A e 50% a Abengoa Bioenergia, que também atua no mercado de etanol no Brasil, a fábrica de Salamanca estava paralisada desde setembro do ano passado. A desativação da planta foi porque faltava na Espanha uma obrigação legal de uso do bioetanol como carburante e, conforme a assessoria da BCyL, vender o produto em outros mercados europeus mais distantes exigiam custos elevados com logística.

Agora, com a determinação legal de adição de bioetanol à gasolina, a BCyL está confiante no estímulo da demanda nacional pelo combustível. Segundo a empresa, a estabilidade no mercado consumidor permitirá, também, investimentos em bioetanol de segunda geração (etanol celulósico). Atualmente, a planta industrial de Salamanca processa etanol a partir de cereais e vinho destilado. A capacidade produtiva é de 200 milhões de litros por ano.

Fonte:

Nenhum comentário: