25/08/08 - Em comparação com a pecuária e produção de soja e milho, a cana-de-açúcar é a melhor opção de investimento com retorno a longo prazo. Esta é a avaliação do pesquisador e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Roberto Canziani, na palestra “Rentabilidade comparativa da cana-de-açúcar X outras atividades agropecuárias”, apresentada neste sábado (23), durante o II Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul (Canasul), que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
“Neste momento, a cana está desvalorizada quando comparada com outros produtos, mas pela média histórica podemos verificar que ela tende a ser rentável, mais do que os outros produtos comparados na pesquisa”, comentou Canziani.
A pesquisa do palestrante levou e conta os valores de custo e produção do mercado do Paraná. Hoje, o preço da cana na esteira no Estado está desvalorizado. O pesquisador aponta o aumento de fertilizantes. Já na pecuária, o aumento da arroba deve-se as crises dos últimos cinco anos, quando os produtores rurais começaram a abater as matrizes. “Hoje o que se vê é a falta deste produto no mercado”, analisa.
Hoje, quando os preços médios de hoje comparado aos custos variáveis e operacionais as margens de lucro líquido são negativas, com percentual negativo de 16,1%, já quando comparado com a média de valores históricos, a margem de lucro dessas empresas é de 3,8%. A rentabilidade patrimonial, que com o valor atual da cana, é de 0,4%, chega a 13,9% quando comparada com a média histórica de valores pagos pelo produto.
Grupo de fornecedores de cana
O presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Luis Alberto Novaes, anunciou que os produtores fo! rmaram o primeiro grupo de fornecedores de cana-de-açúcar para as usinas que estão instalando na região. “Já temos usinas interessadas e fizemos um compromisso de fornecimento. Com a palestra apresentada, tenho certeza que a atividade tem viabilidade e é rentável”, apontou.
Fabiane Sato - 23/08
Fonte: Jornal Dia Dia
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário