sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Usinas garantem etanol na entressafra

14/08/08 - Não haverá escassez de etanol (álcool combustível) na entressafra, período entre dezembro a março quando as destilarias ficam paradas.

A garantia é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que ontem divulgou acompanhamento da safra de cana 2008-09 na região Centro-Sul do país.

Segundo a entidade, em meados deste mês 50% do ciclo estará realizado e o montante da matéria-prima disponível para moagem permite projetar uma produção de etanol que garanta plenamente o abastecimento do mercado interno.

“Os produtores estão à disposição das distribuidoras de combustíveis, responsáveis pelas vendas no varejo do etanol hidratado, e pela mistura de etanol anidro com a gasolina, que desejarem garantir estoques para a entressafra”, afirmou Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

Neste ano, a média mensal de consumo nacional de etanol passa de 1,1 bilhão de litros. E para reforçar o avanço desse mercado, na última terça-feira a diretoria da BR Distribuidora, do Grupo Petrobras, divugou que suas vendas de etanol cresceram 55% no primeiro semestre, embora em volume foi maior a comercialização de óleo diesel, que registrou alta de 9% na demanda.

As saídas de etanol no mês de julho das unidades produtoras da região Centro-Sul superaram 1,8 bilhão de litros para o mercado interno, 10% acima das saídas registradas em junho. Os embarques para o mercado externo atingiram 0,65 bilhões de litros.

Segundo a Unica, o incremento das vendas tanto do etanol anidro e hidratado para o mercado interno resultam da competitividade do etanol frente à gasolina em grande parte do mercado nacional e do abastecimento da região Nordeste pelos produtores da região Centro-Sul, que deve continuar até o inicio da safra na região.

Novo recorde

A colheita de cana estabeleceu em julho um novo recorde para um mês, alcançando o volume de 73,04 milhões de toneladas, sendo 35 milhões na primeira quinzena do mês e 37,99 milhões na segunda quinzena. Esse desempenho permitiu recuperar o atraso na colheita no início da safra devido ao mau tempo.

Conforme a entidade, o total acumulado da colheita no Centro-Sul chegou aos 214,31 milhões de toneladas, 11,57% superior ao volume do mesmo período da safra passada.

As condições no mês de julho foram favoráveis à maturação da cana, com a quantidade de açúcares totais recuperados por tonelada de cana processada chegando aos 147,1 quilos, um aumento de 1,61% sobre o volume registrado na segunda quinzena de julho de 2007. No entanto, a recuperação ocorrida em julho está sendo prejudicada pelas condições climáticas adversas à colheita verificada no início de agosto.

A incidência de chuvas, em índices superiores a 100 mm no estado do Paraná e 70 mm em grande parte do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, fará com que a moagem de cana na primeira quinzena de agosto seja inferior em até 10 milhões de toneladas em relação ao potencial da quinzena.

Segundo a previsão da Unica, as chuvas ocorridas no início de agosto também afetarão a quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana em relação ao potencial do período.

Delcy Mac Cruz
Fonte: Jornal A Cidade – Ribeirão Preto/SP
Da:

Nenhum comentário: