sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Etanol com padrão de sustentabilidade verificada

22/08/08 - Em agosto os motoristas suecos passaram a se beneficiar de um acordo inédito entre a Sekab, maior importadora de etanol da Suécia, e quatro produtores do combustível feito a partir da cana-de-açúcar no Brasil: Alcoeste, Cosan, Guarani e NovAmerica. O Etanol importado para distribuição na Suécia pela Sekab passa a ter os padrões de sustentabilidade verificados por uma agência independente, para assegurar que o combustível atinge critérios específicos em termos de responsabilidade social e ambiental.

Segundo Anders Fredriksson, vice-presidente da Sekab, o acordo visa mostrar que o combustível distribuído satisfaz as expectativas que os consumidores suecos têm ao optar pelo etanol. “Por atender critérios específicos, o produto acaba com dúvidas freqüentemente levantadas a respeito do etanol brasileiro, que por vezes geram controvérsia na Europa”, disse Fredriksson.

O acordo estabelece que todas as usinas exportadoras de etanol para a Suécia sejam auditadas em seis pontos específicos: redução da emissão de CO2, nível mínimo de colheita mecanizada, compromisso com a conservação das áreas de mata nativa, tolerância zero em relação ao trabalho infantil e não regulamentado e respeito aos pisos salariais do setor. O documento exige ainda que as empresas participantes sejam signatárias do Protocolo Agroambiental, firmado em 2007 entre a indústria da cana-de-açúcar e o governo do Estado de São Paulo. O protocolo marcou 2014 como a data limite para que todas as áreas mecanizáveis com a tecnologia existente sejam contempladas, eliminando assim a queimada dos canaviais (necessária para o corte manual).

O primeiro carregamento de etanol brasileiro verificado foi embarcado para a Suécia em meados de junho e estará disponível nos postos do país em agosto. A iniciativa esta sendo anunciada por intermédio de uma campanha publicitária da Sekab e de um site, com conteúdo em sueco, português e inglês:


Em visita ao Brasil para assinar o acordo, Fredriksson conversou com jornalistas. Leia os principais trechos da entrevista.

Fonte: UNICA

Nenhum comentário: