terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mecanização, só acompanhada de qualificação

25/08/08 - A qualificação da mão-de-obra como complemento ao processo de mecanização da colheita de cana-de-açúcar é peça fundamental em um contexto de crescimento do setor sucroenergético brasileiro. Essa é a visão do presidente da UNICA União da Indústria de Cana-de-Açúcar , Marcos Jank, externada durante o seminário Desenvolvimento, Capacitação e Profissionalização: Alinhar para Convergir, coordenado pela Biocana Associação de Produtores de Açúcar, Álcool e Energia , realizado semana passada, em Catanduva (SP).

Jank detalhou as iniciativas de sustentabilidade que vêm sendo realizadas pela UNICA, que mantém um núcleo fixo de responsabilidade social e ambiental.

São mais de 150 projetos, que serão detalhados juntamente com outros 500, voltados para as áreas social e ambiental, no primeiro Relatório Socioambiental produzido pela UNICA, com distribuição prevista para o final de setembro.

O seminário promovido pela Biocana contou ainda com a participação da consultora para assuntos sindicais da UNICA, Elimara Sallum, que abordou o Protocolo Agroambiental assinado, em 2007, pela indústria da cana paulista e o governo do Estado de São Paulo. O documento determina a eliminação da queima da cana no Estado até 2014 em áreas mecanizáveis. Elimara reforçou que é preciso capacitar mais profissionais para redirecioná-los para áreas em que há escassez na indústria, entre elas a laboratorial, de automação, administrativa e a própria colheita mecanizada.

De acordo com o presidente da Biocana e conselheiro da UNICA, Luciano Fernandes, é um desafio levar para aquela região do Estado de São Paulo informações e tecnologias que permitam a adaptação ao Protocolo Agroambiental.

"Devemos sempre buscar uma produção mais limpa, tanto ambientalmente como socialmente, e assim gerar novas oportunidades de trabalho por meio da capacitação de pessoas." O evento, que teve parceira da UNICA, do Sindicato Rural de Catanduva e da Associação de Fornecedores de Cana da região, contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio Filho e do chefe de divisão técnica do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entre outros convidados.

Fonte: UNICA

Nenhum comentário: